Desenvolvimento de Aplicativos Android e iOS para o restaurante universitário da UFRJ - Felipe Podolan Oliveira

Resumo: Há uma tendênencia de uso de plataformas móveis como meio de acesso aos serviços digitais, tornando-os mais acessíveis. O projeto de graduaçãao que deu origem a esta monografia teve como objetivo criar aplicativos móveis para o sistema de agendamento do Restaurante Universitário da UFRJ. Este serviço é gerenciado pelos funcionários do RU, consumidos por seus clientes e tem como objetivo virtualizar as filas físicas de acesso às unidades do RU. Para atingir-se o objetivo foram criados três aplicativos (um Android para os funcionários, um Android para os clientes e um iOS, também, para os clientes) em linguagem nativa e utilizando-se dos SDKs para Android e iOS. As funcionalidades requeridas foram todas entregues levando em consideração a criação de boas User Interfaces (UI) e tendo em mente a User Experience (UX). Tais funcionalidades consistem em criar, editar, excluir de filas virtuais, bem como atendê-las de duas maneiras: por fila ou via QRCode para o aplicativo dos funcionários e, já para as aplicações para clientes, as funcionalidades são visualizar as filas virtuais disponíveis e criar, buscar e excluir agendamentos para cada cliente em uma fila.

Banca:
Flávio Luis de Mello, DSc. (Presidente)
Ricardo Guerra Marroquim, D.Sc. (Examinador)
Maria Alice Ferruccio da Rocha, D.Sc. (Examinadora)