Sistema de Controle de Acesso e Agendamento para o Restaurante Universitário - Manoel Fernando de Sousa Domingues Júnior

Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto de softwares com a finalidade de reduzir as filas no acesso ao Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de forma a garantir que os usuários do Restaurante possam planejar suas atividades acadêmicas de forma mais eficiente. Este trabalho também pretende demonstrar que o uso de soluções tecnológicas pode aumentar a eficiência de processos de atendimento já consolidados, além de diminuir a incidência de fraudes sem colocar os operadores do sistema em risco. O trabalho aborda os detalhes de arquitetura e implementação assim como os objetivos intrı́nsecos do sistema, que envolvem desde o fornecimento de uma solução com baixo custo de manutenção como requisitos robustos de segurança de sistemas. Outros detalhes sobre os desafios enfrentados, impactos não esperados por parte da comunidade acadêmica e possibilidades futuras também são discutidos no presente trabalho.

Banca:
Flávio Luis de Mello, DSc. (Presidente)
Fernando Luiz Bastos Ribeiro, DSc. (Orientador)
Heraldo Luı́s Silveira de Almeida, DSc. (Examinador)
Celso Alexandre Souza de Alvear, DSc. (Examinador)