Solução Chatbot no Ambiente Acadêmico da UFRJ - Eduardo Fernando dos Santos Araujo

Resumo: Um chatbot é um programa de computador projetado para simular uma conversa inteligente. Sua aplicação é possível em diversas áreas e sua procura tem se tornado crescente no mundo atual. Para a criação desse tipo de assistente virtual muitas plataformas e frameworks de código aberto estão disponíveis. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre o funcionamento dos chatbots, algumas ferramentas para a sua construção e uma efetiva implementação para o uso em um aplicativo de mensagens, o Telegram. Por fim, esta aplicação tem como objetivo sanar dúvidas e responder perguntas dentro do contexto universitário da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O serviço foi implementado e depurado, restando ser colocado em produção.

Banca:
Flávio Luis de Mello, DSc. (Presidente)
Heraldo Luis Silveira de Almeida, DSc (Examinador)
Diego Leonel Cadette Dutra, DSc. (Examinador)