Das aulas


A sala de aula universitária é o lugar de aprendizado profissional do mais alto nível e, como qualquer outro ambiente profissional, requer dos alunos um comportamento respeitoso e adequado. Isso inclui os seguintes itens. As aulas começam pontualmente. Atrasos excepcionais serão admitidos no prazo máximo de vinte minutos. O aluno que chegue depois não poderá mais participar da aula. A sala de aula é um lugar de trabalho, e não serão aceitos quaisquer comportamentos ou atitudes julgadas contrárias ao bom decorrer das mesmas, tais como alunos dormindo, conversando ou tratando de assuntos extra curriculares, alunos com celulares fora do modo silencioso, etc. O aluno cujo comportamento é considerado em desacordo poderá ver recusado o direito de participar da aula.

Das provas


Terá duas provas (P1) e (P2), uma prova final (PF), e uma segunda chamada (2CH). A prova (P1) será sobre toda matéria tratada até a data da prova. A segunda prova (P2) será sobre toda matéria da ementa, menos a matéria da prova (P1). As provas finais (PF) e de segunda chamada (PC) serão sobre a matéria da ementa toda.

Dos trabalhos


Os trabalhos deverão ser entregues até a data e hora definida pelo professor. Trabalhos entregues posteriormente serão penalizados em 3,0 pontos.

Das notas


A média intermediária (MI) é a média algébrica das notas das provas (P1) e (P2): (MI) = (P1)/2 + (P2)/2.

Caso a média (MI) for maior ou igual a sete, o aluno será aprovado (A) tendo (MI) como nota final do curso. Caso a média (MI) for menor de que três, o aluno será reprovado (R) tendo (MI) como nota final do curso. Caso a média (MI) seja maior ou igual a três, mas menor de que sete, o aluno deverá se apresentar na prova final (PF). A nota final do curso será (P1)/3 + (P2)/3+ (PF)/3. Se essa nota for maior ou igual a cinco o aluno será aprovado (A). Caso contrário será reprovado (R).

Nas disciplinas em que não forem aplicadas provas, e cuja avaliação é feita por trabalhos extra-classe, o cálculo da média será realizado através da soma da nota de todos os trabalhos entregues pelo aluno dividida pelo total de trabalhos determinados pelo professor.

Da revisão de prova


A revisão de provas em geral ocorre no dia de aula seguinte ao dia da prova. Esta data de revisão é confirmada no dia da prova. No caso das provas (P1), (P2) e (PF) acontecerá na sala de aula no tempo de aula regular, e no caso da prova (2CH) no horário marcado na sala CT H 219-A. Um tempo adicional de revisão de provas poderá ser oferecido no mesmo dia da revisão, na sala CT H 212-B. No caso de impedimento extraordinário o aluno terá que pedir uma revisão pessoal, que só será deferida caso o impedimento tenha sido comunicado antes do dia de revisão regular. Nenhuma revisão será aceita fora desses prazos. Todas as revisões somente poderão ser efetuadas pelo próprio aluno interessado. Só será considerado assunto de revisão a correção (matemática) das provas. O professor, não sendo apto a julgar das situações particulares de cada aluno, não poderá considerar qualquer argumento de natureza particular. As notas são definitivas podendo ser alteradas em caso de correção errônea exclusivamente, sendo desde já descartadas quaisquer outras considerações.

Das faltas


A presença do aluno nas provas (P1), (P2) e (PF), caso necessária, é obrigatória. Só terão direito de participar da segunda chamada (2CH) os alunos que tiverem apresentado justificativas oficiais no prazo máximo de cinco dias após a falta. Contudo, espera-se que o aluno tenha o respeito de comunicar a sua falta nos mais breves prazos (por correio eletrônico, por exemplo). Caso as justificativas sejam julgadas suficientes, a nota na prova final (PF) substituirá a nota da prova faltada, e a nota da segunda chamada (2CH) substituirá a nota da prova final nos cálculos da nota final do curso (ver acima).

A presente normatização foi adaptada do material do Prof. Samuel Senti que sabiamente formalizou normas de conduta e de avaliação para seus alunos.